sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Clássicos: "Nervos de Aço"


Este é um dos maiores clássicos da música popular brasileira. Interpretada por vários cantores, como Fábio Jr, Quarteto em Cy, Noite Ilustrada, Simone, Leonardo, Fagner e Paulinho da Viola (que imortalizou a canção), "Nervos de Aço" trata de uma temática sempre presente em nossas vidas: o ciúme. A letra do mestre Lupicínio Rodrigues, trata de um amor não-correspondido, e do ciúme que o eu-lírico sente ao ver seu amor com outra pessoa. Obra prima da MPB, escutar "Nervos de Aço" na voz de grandes intérpretes é um presente. Escolha sua versão favorita e aprecie a poesia cantada:



Nervos de Aço
(Lupicínio Rodrigues)

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Nos braços de um tipo qualquer?
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nenhum pedaço do meu pode ser?

Há pessoas com nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação
Eu não sei se o que trago no peito 
É ciúme, despeito, amizade ou horror
Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor

Hoje à noite: Som Brasil Cartola


Em homenagem ao centenário de Angenor de Oliveira, o inesquecível Cartola, a Rede Globo apresenta na noite de hoje o especial Som Brasil Cartola, após o programa do Jô (às 1:55 da manhã). Sob o comando de Letícia Sabatella, o programa que sempre reúne quatro artistas da MPB para cantar sucessos dos maiores intérpretes e compositores homenageia o mais lírico dos sambistas em sua edição de outubro.

A atração traz ao palco a grande diva do samba Alcione (que inclusive já gravou com Cartola), além da cantora e compositora matogrossense Vanessa da Mata, do inovador intérprete carioca Pedro Moraes e um encontro entre Teresa Cristina, Pedro Miranda e Grupo Semente, considerados responsáveis pelo renascimento musical da Lapa.

Os maiores clássicos de Cartola serão relembrados hoje. Alcione demonstra o porquê de ser uma das maiores cantoras brasileiras ao interpretar os grandes sucessos "Basta de Clamares Inocência", "Autonomia" e "O Sol Nascerá". Já Vanessa da Mata traz os clássicos "Corra e olhe o céu", "Alvorada" e uma emocionada e impecável versão de "As rosas não falam". Pedro Moraes surpreende, numa releitura super original de "Cordas de aço", "Peito Vazio" e "Ensaboa". Por fim, veremos "Amor Proibido","O mundo é um moinho" e "Tive Sim", interpretadas nas vozes e instrumentais de Teresa Cristina, Pedro Miranda e Grupo Semente.




Vanessa da Mata e sua versão emocionante de "As Rosas Não Falam"




O carioca Pedro Moraes surpreende com sua versão de "Peito Vazio"




Teresa Cristina, Pedro Miranda e Grupo Semente em "Amor Proibido"




Alcione não contem a emoção ao interpretar clássicos como "Autonomia"




Pelo grande compositor Cartola, pelos grandes intérpretes que se reúnem hoje em sua homenagem, pelos grandes clássicos da música popular e do samba que serão relembrados, o Som Brasil Cartola é uma grande pedida para sua madrugada de hoje. Não deixe de assistir e relembrar (ou até mesmo conhecer) o maravilhoso trabalho deste gênio que foi Cartola. 


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

10 frases de "CéU"


Indicado ao Grammy 2008 como melhor álbum de World Music Contemporânea, o 
cd de estréia da cantora CéU trouxe à tona o talento desta, que vem sendo considerada a maior voz da nova MPB. A paulistana emplacou em 2007 seu álbum de estréia no concorrido ranking Heatseekers, da Billboard, que traz as maiores revelações da música mundial.


Com boa parte das composições da autoria da própria cantora, "CéU" traz a perfeita junção entre uma bela voz, uma banda incrível, letras milimetricamente desenhadas para melodias perfeitas. Influenciada pela música jamaicana, africana, MPB, e com um toque urbano dado pelas picapes de DJ, o cd traz músicas encantadoras, como "Roda", "Ave Cruz", "Samba na Sola"e "Valsa Para Biu Roque".

Dentre os destaques do álbum está "Concret Jungle", um cover de Bob Marley, e três que se tornaram temas de novela: "Lenda" (Bang Bang), "Malemolência" (Sete Pecados)  e "10 Contados" (Três Irmãs). Pode-se notar a forte influência africana em "Rainha", e a competência dos instrumentais de sua banda em "Véu da Noite". O cd lançado no exterior ainda traz um ótimo remix de Malemolência.

Em entrevista à Contigo, CéU diz que o sucesso de seu álbum "tem a ver com uma certa sinceridade com a música, olhá-la com respeito e fazer o que você gosta mesmo, sem fórmulas, o que vem do seu coração". Filha de Edgar Poças, produtor de sucessos como Balão Mágico, Céu acaba de dar à luz a menina Rosa Morena. Trabalha no seu próximo cd, a ser lançado em 2009, junto ao projeto "Sonantes",  com o grupo 3 Na Massa, já lançado no exterior.

As 10 melhores frases do cd:


  1. Minha beleza não é efêmera como o que eu vejo em bancas por aí... (Bobagem)
  2. Ainda não vi terço, ainda não vi quinto das novelas de tv... o que há de ser? (Ave Cruz)
  3. A raiva dá prá parar prá interromper. A fome não dá prá interromper. (O ronco da cuíca)
  4. O que é um beijo se eu posso ter o teu olhar?(Malemolência)
  5. Seu nome na boca do sapo, sua boca na minha, o resto é boi dormindo, história errada de carochinha... (Lenda)
  6. Esse dom é exclusividade. Samba na sola tem nacionalidade. (Samba na Sola)
  7. Cai o véu, noite vem, lua cheia que não acalanta ninguém. (Véu da Noite)
  8. Os minutos foram reavaliados:  pra cada suspiro serão 10 contados. (10 Contados)
  9. África, cadê seu trono de Rainha? [...] Vai levar a vida inteira pra lhe agradecer... (Rainha)
  10. Minha voz é o que me resta e rapidinho vai ecoar... (Roda)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bem vindos, Turistas!!!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos por prestigiarem meu blog com a visita!
Espero que consiga cumprir com meu objetivo ao começar essa viagem pelo mágico e ilimitado País das Melodias: levar um pouco das minhas descobertas musicais, das belezas que eu consigo colher por aí e trazer muitos "turistas" a esse mundo maravilhoso que criei...

Começo minhas postagens com uma obra ainda pouco conhecida, mas que (com uma pitada de prepotência e uma mão cheia de vaidade) é uma das minhas canções (e criações) favoritas. "Moça do cabelo duro" foi composta em homenagem à Vanessa da Mata, a quem considero uma incrível intérprete e compositora.

Ela recebeu a letra por intermédio de uma amiga minha (Karina, te amarei pra sempre por isso!!!) e então Vanessa, numa gentileza incrível, elogiou e pediu que mandasse a melodia. Tive a oportunidade de estar com ela pessoalmente e entregar a gravação após um show em BH.

Ao entrar no camarim, ela me abraçou, segurou minha mão (que na emoção do momento não se agüentava e tremia feito vara verde!) e me perguntou sobre o cd que eu tinha em mãos. Perguntei-a se ela se lembrava de uma música que a Karina havia entregado na gravação do Estúdio Coca-Cola Zero pela Karina (e Kaká me acompanhava, junto com uma turma de amigos do Baú da Vanessa, fã-clube oficial da cantora). Por incrível que pareça, Vanessa se lembrou da letra,  me agradeceu muito pela homenagem e recebeu o cd.

Falei a ela que esperava que a música fosse uma homenagem à altura.... Não me esqueço das palavras de Vanessa quando disse isso: "O que é isso? A maior das homenagens foi você ter composto a música pra mim... a sua intenção já fala tudo!!! Muito obrigada!!!" Foi um sonho realizado: ter meu trabalho reconhecido por uma das minhas maiores influências musicais!!!




Bem, após esta história, declaro abretas as portas do País das Melodias. Aqui não é preciso passaporte, visto ou qualquer coisa do tipo. Basta saber apreciar o belo, gostar conhecer novos mundos e ter a mente aberta para novidades e possibilidades!

Agradeço novamente a todos e peço que comentem, participem com sugestões e idéias e me ajudem a levar esse mundo ao conhecimento de muitos! Abraços!!!

BOA SORTE SEMPRE!!!