
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Hoje à noite: Som Brasil Caymmi

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Vem aí: "Maysa - Quando Fala o Coração"



quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
A cara da nova MPB: prólogo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Clássicos: "As Rosas Não Falam"

sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Hoje à noite: Som Brasil Tom Jobim

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Porém, o cantor só encontrou a garota de seus sucessos em Ipanema, onde cresceu e floresceu. Ainda jovem, trabalhava como pianista nas boates dos anos dourados de Copacabana para se sustentar. Com uma lista de parceiros invejáveis, que inclui Vinícius de Moraes e João Gilberto, Tom Jobim teve 35 discos gravados e mais de 500 grandes canções compostas em seus 40 anos de carreira.
No especial, a cantora baiana de sucesso internacional Rosa Passos traz ao palco suas versões para “Dindi”, “Retrato em branco e preto”, “Você vai ver” e “Águas de março”. O sexteto BR6, formado por Crismarie Hackenberg, Deco Fiori, André Protásio, Marcelo Caldi, Simô e Naife Simões, interpreta à capela “The Girl from Ipanema”, “Surfboard” e “Samba do Avião”. O violonista, cantor, compositor e maestro carioca Mario Adnet toca “Wave” e “Quebra pedra”. Mario e sua orquestra ainda se juntam à cantora Joyce para interpretar “Luiza”. Por fim, Milton Nascimento e Jobim Trio interpretam “A Felicidade”, “Inútil Passagem”, “Eu sei que vou te amar” e “Chega de Saudade”.
Rosa Passos interpreta o sucesso "Águas de Março"
A cantora Joyce se une ao maestro Mario Adnet em "Luiza"
Milton Nascimento e o Trio Jobim cantam "Eu sei que vou te amar"
"The Girl of Ipanema", o maior sucesso de Jobim, nas vozes do BR6.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Releituras: O que será

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Releituras: Tropicália

segunda-feira, 17 de novembro de 2008
10 frases de "Amor e Caos"

- Como se disfarça a intenção? O que fazer com a obrigação? (?) [o nome da música é "?" = Interrogação]
- Se você olhar pra trás e sentir uma saudade, não espere, não vacile, vá em frente e volte atrás... (Vacina na veia)
- Eu explico o esquema: me abraça, me ama, me beija! (Cadê você)
- Um coração, assim, roubado, bate muito acelerado... (Devolve, moço)
- Meu santo veio me dizer: somente Deus para entender (Mandinga Não)
- Nem se atreva a pensar muito: o meu universo ainda despreza quem não sabe o que quer... (Devolve, moço)
- Meu coração vagabundo quer guardar o mundo em mim! (Coração Vagabundo)
- Ela fala, ela canta, ela grita, ela zanza, ela tem aquela transa que eu não digo com quem é... (Super Mulher)
- A Ana é azeda, mas muito doce quando é doce. (A Ana)
- Para fofocar, revista. Para distrair, TV. Para uma dieta, açúcar. E para amar, você. (Para Todas As Coisas)
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Grammy Latino: confira os brasileiros premiados

Entre as apresentações, uma homenagem ao centenário de Carmem Miranda, feita por Sandy (com direito a arranjo de banana na cabeça) e Paula Toller. Também teve Sepultura cantando bossa nova, em homenagem a Garota de Ipanema, cuja versão em inglês venceu o Grammy World, como melhor gravação em 1964. Outros artistas, como Marcelo D2, Daniela Mercury, Pitty, Marina de la Riva, os Mutantes, Chitãozinho e Xororó também se apresentaram.
Cheia de falhas, a cerimônia brasileira foi um tanto quanto peculiar.Ao contrário da premiação tradicional, os vencedores não subiram ao palco para receber os prêmios, ou para um discurso de agradecimento. No caso de ganhadores que estavam no auditório, como CPM22 e Chitãozinho e Xororó, só restou comemorar da platéia. Na maior gafe da noite, a organização trocou um dos envelopes. As Irmãs Galvão subiram ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras. Na hora do vencedor, o nome anunciado foi o Seu Jorge, que concorria na categoria Melhor Álbum de MPB. "Acho que deram o envelope errado", se desculpou uma das apresentadoras, tentando levar o ocorrido bom humor.
Os premiados
Com seu Acústico MTV, Paulinho da Viola levou o prêmio de melhor álbum de samba/pagode. Sim, de Vanessa da Mata, foi escolhido como Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. Os roqueiros do - CPM22, com seu Cidade cinza, levaram o prêmio de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Qual o assunto que mais lhe interessa?, de Elba Ramalho, levou o Grammy como Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional ou de Raízes Brasileiras. César Menotti e Fabiano e seu .Com Você ficaram com o prêmio de Melhor Álbum de Música Romântica. O prêmio de Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras foi para Chitãozinho e Xororó, por Grandes Clássicos Sertanejos Acústico I. O vencedor na categoria Melhor Álbum de MPB foi América Brasil, o disco, de Seu Jorge.
O grande destaque brasileiro ficou por conta da cantora gospel Soraya Moraes. Com Tengo sed de ti, Soraya ganhou o prêmio de melhor álbum de música cristã em língua espanhola, e também venceu na categoria melhor álbum de música cristã em língua portuguesa, por Som da chuva. Mas a surpresa ficou quanto à música homônima ao disco em portugûes. Som da chuva (composta com o marido Marco Moraes), levou a premiação de Melhor Canção Brasileira - pela primeira vez uma música gospel é eleita nessa categoria.

Nas categorias principais, os brasileiros Diogo Nogueira, Roberta Sá, Djavan e Gilberto Gil não venceram as categorias às quais foram indicados. Como Artista Revelação (em que concorriam Diogo e Roberta), a vencedora foi a porto-riquenha Kany García. Rodolfo, do argentino Fito Páez, ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Cantor/Compositor (na qual Djavan e Gil concorriam). O grande vencedor da noite foi colombiano Juanes, que ganhou cinco gramofones dourados na festa realizada em Houston, nos EUA. Com La vida... es un ratico recebeu o prêmio de Álbum do Ano, e também de Melhor Álbum Vocal Masculino, além dos prêmios de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Vídeo Musical curto, pela música Me enamora.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Descobertas: Músicos de Minas




