sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Grammy Latino: confira os brasileiros premiados


Numa cerimônia marcada por confusão e por números musicais inusitados, as categorias brasileiras do Grammy Latino foram entregues aos premiados nesta quinta-feira, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Apresentada por Daniela Cicarelli e Marcelo Tas, a festa aconteceu simultaneamente à entrega das categorias principais do Grammy Latino em Houston, nos Estados Unidos. Em São Paulo, os vencedores de oito categorias do prêmio foram anunciados, e durante os blocos era mostrada a festa ao vivo dos EUA.

Entre as apresentações, uma homenagem ao centenário de Carmem Miranda, feita por Sandy (com direito a arranjo de banana na cabeça) e Paula Toller. Também teve Sepultura cantando bossa nova, em homenagem a Garota de Ipanema, cuja versão em inglês venceu o Grammy World, como melhor gravação em 1964. Outros artistas, como Marcelo D2, Daniela Mercury, Pitty, Marina de la Riva, os Mutantes, Chitãozinho e Xororó também se apresentaram.

Cheia de falhas, a cerimônia brasileira foi um tanto quanto peculiar.Ao contrário da premiação tradicional, os vencedores não subiram ao palco para receber os prêmios, ou para um discurso de agradecimento. No caso de ganhadores que estavam no auditório, como CPM22 e Chitãozinho e Xororó, só restou comemorar da platéia. Na maior gafe da noite, a organização trocou um dos envelopes. As Irmãs Galvão subiram ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras. Na hora do vencedor, o nome anunciado foi o Seu Jorge, que concorria na categoria Melhor Álbum de MPB. "Acho que deram o envelope errado", se desculpou uma das apresentadoras, tentando levar o ocorrido bom humor.

Os premiados

Com seu Acústico MTV, Paulinho da Viola levou o prêmio de melhor álbum de samba/pagode. Sim, de Vanessa da Mata, foi escolhido como Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. Os roqueiros do  - CPM22, com seu Cidade cinza, levaram o prêmio de Melhor Álbum de Rock BrasileiroQual o assunto que mais lhe interessa?, de Elba Ramalho, levou o Grammy como Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional ou de Raízes Brasileiras. César Menotti e Fabiano e seu .Com Você ficaram com o prêmio de Melhor Álbum de Música RomânticaO prêmio de Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes Brasileiras foi para Chitãozinho e Xororó, por Grandes Clássicos Sertanejos Acústico I. O vencedor na categoria Melhor Álbum de MPB foi América Brasil, o disco, de Seu Jorge.


O grande destaque brasileiro ficou por conta da cantora gospel Soraya Moraes. Com Tengo sed de ti, Soraya ganhou o prêmio de melhor álbum de música cristã  em língua espanhola, e também venceu na categoria melhor álbum de música cristã  em língua portuguesa, por Som da chuva. Mas a surpresa ficou quanto à música homônima ao disco em portugûes. Som da chuva (composta com o marido Marco Moraes),  levou a premiação de Melhor Canção Brasileira - pela primeira vez uma música gospel é eleita nessa categoria.


Nas categorias principais, os brasileiros Diogo Nogueira, Roberta Sá, Djavan e Gilberto Gil  não venceram as categorias às quais foram indicados. Como Artista Revelação (em que concorriam Diogo e Roberta), a vencedora foi a porto-riquenha Kany García. Rodolfo, do argentino Fito Páez, ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Cantor/Compositor (na qual Djavan e Gil concorriam). O grande vencedor da noite foi colombiano Juanes, que ganhou cinco gramofones dourados na festa realizada em Houston, nos EUA. Com La vida... es un ratico recebeu o prêmio de Álbum do Ano, e também de Melhor Álbum Vocal Masculino, além dos prêmios de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Vídeo Musical curto, pela música Me enamora.


Nenhum comentário: