segunda-feira, 17 de novembro de 2008

10 frases de "Amor e Caos"



Um disco autoral, audacioso e distante do que se convencionou denominar MPB. É essa a arma usada pela paulista Ana Cañas  em seu CD de estréia, "Amor e Caos". Dona de uma bela voz grave, Ana já estréia como uma promissora compositora pop e uma cantora carismática. Formada em artes cênicas, amadurecida por mais de cinco anos de jam sessions na noite de São Paulo (interpretando clássicos de jazz e alguns temas de MPB no All of Jazz e no sofisticado Barreto, no Hotel Fasano), a cantora imprime nas canções do álbum uma atmosfera jazzística, sem fazer jazz, mas usando e abusando de um andamento musical imprevisível e extremamente inovador.

Ana Cañas decidiu ser cantora ao ouvir Ella Fitzgerald pela primeira vez. Além da grande diva do jazz americano, Ana também busca influência em cantoras como Regina Spektor, CéU e Amy Winehouse, de quem fala com enorme  empolgação: "ela canta bêbada, ela emociona... ela é foda". Amor e Caos inclui boas versões de Coração Vagabundo (Caetano Veloso), Super Mulher (Jorge Mautner) e Rainy Day Women, de Bob Dylan. Outra inspiração é Marisa Monte. A faixa "Para Todas as Coisas" é uma "homenagem" à cantora, com a mesma estrutura de letra e melodia de "Diariamente" (Nando Reis). "Eu ouvia a música e pensava: "Cada um pode ter sua própria "Diariamente". Quis fazer a minha", diz. O single "A Ana" é uma canção autobiográfica que reflete a mistura de sons interessantes e provocantes que a cantora faz. Uma canção para mostrar uma nova cara da música brasileira.

Estreante de grande sorte e talento, sua versão de "Coração Vagabundo" foi tema da novela global Sete Pecados e uma das canções mais executadas nas rádios neste ano. Ana Cañas é a forte candidata a brilhar no cenário musical. Apesar de ter ainda um longo caminho a trilhar, Ana demonstra ser uma cantora preparada, entusiasmada e disposta a evoluir muito. Ela já é tida por muitos como a nova diva da MPB, e a julgar por “Amor e Caos” e pela forma decidida como fala sobre seu trabalho, o futuro anuncia-se venturoso para a doce-e-azeda Ana. 


As 10 melhores frases do cd:





  1. Como se disfarça a intenção? O que fazer com a obrigação? (?) [o nome da música é "?" = Interrogação]
  2. Se você olhar pra trás e sentir uma saudade, não espere, não vacile, vá em frente e volte atrás... (Vacina na veia)
  3. Eu explico o esquema: me abraça, me ama, me beija! (Cadê você)
  4. Um coração, assim, roubado, bate muito acelerado...  (Devolve, moço)
  5. Meu santo veio me dizer: somente Deus para entender (Mandinga Não)
  6. Nem se atreva a pensar muito: o meu universo ainda despreza quem não sabe o que quer... (Devolve, moço)
  7. Meu coração vagabundo quer guardar o mundo em mim! (Coração Vagabundo)
  8. Ela fala, ela canta, ela grita, ela zanza, ela tem aquela transa que eu não digo com quem é... (Super Mulher)
  9. A Ana é azeda, mas muito doce quando é doce. (A Ana)
  10. Para fofocar, revista. Para distrair, TV. Para uma dieta, açúcar. E para amar, você. (Para Todas As Coisas)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.