sábado, 8 de novembro de 2008

10 frases de "Sim"


Cada vez se firmando mais como um dos maiores nomes da nova MPB, a matogrossense Vanessa da Mata vem colhendo os frutos do seu trabalho. Não bastasse chamar a atenção por sua beleza exótica e por sua voz singular, Vanessa demonstra no cd "Sim" que tem potencial para ser uma das grandes compositoras da MPB, talento este já reconhecido por leões da música, como Nelson Motta e Maria Bethania.

“Sim” é o terceiro disco de Vanessa, e foi lançado em maio de 2007, foi produzido por Mario Caldato e Kassin. O álbum, totalmente autoral, foi gravado entre a Jamaica e o Brasil. Conta com 13 faixas, que investem na versatilidade da cantora, passeando por ritmos como o samba, o pop e o reggae. O título do album representa “uma resposta positiva à vida, uma resposta de luta”. O álbum marcou também por ser o primeiro a ser lançado pela SonyBMG no formato 'CD Zero', uma versão com menos músicas e a preço popular, a fim de combater a pirataria.

Fazem parte do cd os grandes hits "Boa Sorte Good Luck", gravado em uma curiosa parceria com o americano Ben Harper, e "Amado", que é tema da personagem Lara, de Mariana Ximenes, na novela "A Favorita". Produzido por Mário Caldato e Kassin, e com participação de grandes nomes da MPB contemporânea, como Davi Moraes, Pupillo, Fernando Catatau, além de nomes como João Donato, Wilson das Neves e outros.

A sutileza da voz de Vanessa se traduz em faixas como "Meu Deus", "Quem irá nos proteger?" e "Minha herança: uma flor" (em que ela acompanha tocando violão). Ao mesmo tempo, o contraste é percebido em músicas como "Baú", "Pirraça" e "Você vai me destruir", considerada pela crítica a melhor faixa do álbum. A questão ambiental é discutida em "Absurdo", e a cantora explora sua sensualidade em "Ilegais", onde conta com a participação da Black Uhuru, banda de reggae da qual foi backing vocal. Em faixas que vão da delicadeza prima até vocais fortes e estruturados, Vanessa da Mata demonstra a maturidade musical e artística que alcançou cinco anos após o lançamento do seu primeiro disco. 


As 10 melhores frases do cd:




  1. Sabe de uma coisa, seu, vou lhe jogar no meu baú vivo e mágico, com as coisas boas que tenho lá... (Baú)
  2. Nossos corpos não conseguem ter paz em uma distância, nossos olhos são dengosos demais... (Ilegais)
  3. O que há de mal poder sair do sério, sair do velho tédio? (Quando um homem tem uma mangueira no quintal)
  4. Não tenho o que dizer, são só palavras, e o que eu sinto não mudará. (Boa Sorte Good Luck)
  5. Desmatam tudo e reclama do tempo: que ironia conflitante... (Absurdo)
  6. Como pode ser gostar de alguém e esse tal alguém não ser seu? (Amado)
  7. Pensando em te matar de amor ou de dor, eu te espero, calada. (Você vai me destruir)
  8. E hoje nos lembramos sem nenhuma tristeza dos foras que a vida nos deu: ela com certeza estava juntando você e eu... (Minha herança: uma flor)
  9. Um bom encontro é de dois. (Boa Sorte Good Luck)
  10. A inveja é a vontade de ter o que não é seu, o ciúme é o medo de tomarem o que é meu (Quem irá nos proteger?)

Um comentário:

Jú Fuscaldi Rebouças disse...

Adorei a matéria.
Sou fã de Kadu Vianna, Marina Machado e Pedro Morais.
Fiquei interessadíssima por Amaranto e Mariana Nunes.
Assim que tiver um tempinho, darei um jeito de ouvir algumas músicas!